Total de visualizações de página


segunda-feira, 21 de março de 2011

RELATÓRIO ANUAL DO CRAS 2010



RELATÓRIO ANUAL DO CRAS – 2010

O Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS é o equipamento social considerado a porta de entrada para o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social aos serviços públicos e à garantia de direitos. Tem como responsabilidade realizar a acolhida, os atendimentos psicossociais, acompanhamentos, encaminhamentos e referenciamentos para a inclusão dos usuários e de suas famílias nos programas de transferência de renda (PBF, BPC) e outros serviços ofertados.


Durante o ano de 2010 a equipe técnica do CRAS realizou oito (08) reuniões para o planejamento e avaliação das ações. É importante frisar que as reuniões deveriam ter ocorrido mensalmente, porém só foi possível realizar reuniões nos meses de janeiro, fevereiro, março, junho, agosto, outubro, novembro e dezembro. Durante as primeiras reuniões verificou-se a necessidade de reelaborar o cadastro de informações das famílias e realizar ações de busca ativa para atualização cadastral das famílias em situação de vulnerabilidade já referenciadas no território de atuação do CRAS, bem como o cadastramento de novas famílias.

Como estratégias de busca ativa foram realizadas quatro (04) reuniões de sensibilização contemplando 113 famílias das localidades pólos de atendimento no Sitio Angicos, Sitio Raposo, Sítio São Brás e Sítio Lima com o objetivo de divulgar os serviços ofertados no CRAS e agendar datas para o cadastramento das famílias. Outra estratégia considerada exitosa foi a divulgação destas ações na emissora de radio da região do Vale do Jaguaribe. Durante o ano de 2010 a equipe técnica do CRAS recadastrou 371 famílias. Atualmente o CRAS tem 1.495 famílias cadastradas, sendo necessário referenciar até 2.500 famílias devido o nosso município ser pequeno porte I.

Dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos é importante ressaltar a implantação do grupo socioeducativo de mulheres que realizou nove (09) encontros durante o ano abordando diversas temáticas como: autoconhecimento, relacionamento familiar, limites na educação dos filhos, as sete necessidades básicas da criança, motivação e autonomia. Foi dada continuidade as oficinas de dança (ballet e jazz) para os grupos de crianças e adolescentes, sendo enfatizado durante as reuniões de avaliação a necessidade de um trabalho socioeducativo que aborde temáticas como cidadania, ética, cultura, meio ambiente e atividades recreativas. Realizamos quatro (04) reuniões de sensibilização e orientação para 25 famílias em situação de descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, fazendo a inclusão das famílias acompanhadas no SICON – sistema de condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome- MDS. Tivemos (02) duas reuniões com a equipe de profissionais da Secretaria de Saúde para a discussão e implantação do projeto socioeducativo de acompanhamento às gestantes do município.

A equipe técnica do CRAS participou de reuniões com os pais e de planejamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e do Projovem Adolescente, contribuindo para a realização de capacitações e oficinas para os monitores destes programas/serviços.

As ações realizadas com os grupos da melhor idade contemplaram aproximadamente 330 idosos com encontros mensais nos pólos da Sede, Lima, Pinto, Mocós, Várzea Alegre e Raposo, favorecendo a integração geracional e intergeracional envolvendo as crianças e adolescentes do PETI e Projovem. Foram realizadas várias palestras educativas sobre os temas:

· Alimentação saudável com a Nutricionista Dra. Marília Cabral,

· O Estatuto do Idoso – direitos e deveres com a Advogada Dra. Fátima Fabiana,

· Conhecendo a atuação e o papel do Conselho do Idoso com a Presidente do CMDI Sra. Glauriana Leite,

· Alzheimer – sintomas e prevenção com a Pedagoga Dra. Glauriana Leite,

· O CRAS e os serviços psicossociais com a Psicóloga Dra. Poliana Oliveira,

· Saúde bucal com a Dentista do PSF Dra. Viviane,

· Qualidade de vida - administrando o tempo e a vida na terceira idade com a Assistente Social Dra. Nisia Chaves,

· Câncer de próstata e menopausa com o Enfermeiro do PSF, Dr. Pablo Mendes

· Sexualidade na terceira idade com estagiária de Serviço Social.

Realizamos oficinas sobre brincadeiras de antigamente e cantigas de rodas, bonecas em EVA, ponto cruz e artesanato em fuxico. Foram realizadas campanhas de enfrentamento aos maus tratos e exploração à pessoa idosa, comemorações ao dia das mães e dia dos pais, tarde cultural com sessão de cinema no NIT, ação cidadã com oferta de serviços de utilidade pública em homenagem ao dia do idoso e passeio turístico na cidade de Beberibe.

Além das ações citadas foram realizados os serviços de atendimento de escuta e orientação psicossocial, atendimento às famílias do Programa Bolsa Família, encaminhamento para rede de serviços, visitas domiciliares, estudos de casos e elaboração de relatórios psicossociais.

RELATÓRIO QUANTITATIVO DO CRAS – 2010


SERVIÇOS

TOTAL


Atendimento aos beneficiários do BPC

31


Atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa Família

671


Atendimento jurídico

267


Atendimento psicológico

121


Atendimento psicoterapêutico

110


Atendimento social

191


Atendimento social ao idoso

33


Cadastro de famílias do CRAS

371


Capacitações

09


Elaboração de relatórios sociais

124


Elaboração de projetos sociais

03


Encaminhamento para o BPC

09


Encaminhamentos para benefícios eventuais

36


Encaminhamentos para serviços públicos diversos

16


Encontros com os grupos de convivência dos idosos

64


Oficinas com os idosos

04


Oficinas de dança com os grupos infanto-juvenil

240


Reunião com as famílias do PBF

04


Reuniões de planejamento e avaliação do CRAS

08


Reuniões do grupo socioeducativo de mulheres

09


Visita às instituições

09


Visitas domiciliares

205


TOTAL

2.535

São João do Jaguaribe, 10 de fevereiro de 2011.

Nísia Chaves Machado

Coordenadora do CRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário